Review Noctua NH-D14 Premium Cooler
Configuração de testes
A nossa metodologia de testes é bastante simples, com ajuda de programas monitorização, controlamos a evolução das temperaturas, durante todo o período de testes. Em todos os nossos testes, há um período de estabilização da temperatura, nunca inferior a 10 minutos, só depois é que passamos aos testes finais. Os nossos testes são efectuados fora de qualquer chassis, isto garante uma melhor eficiência na leitura das temperaturas, acabando com variáveis, criadas pelo funcionamento de outros componentes do sistema.
A temperatura ambiente da sala é medida com um termómetro digital, devidamente calibrado. A temperatura é medida no princípio e no final dos testes; como não temos uma sala devidamente aclimatizada, e os testes são feitos em alturas diferentes do dia, esta é a melhor maneira de monitorizar a temperatura ambiente durante todo o teste.
O teste sem carga (IDLE), é realizado no ambiente de trabalho, apenas com os processos necessários ao teste, a correr. Para obter os resultados em carga (LOAD), usámos o Intel Burn Test, na configuração standard, durante cerca de 20 minutos.
A temperatura máxima do core mais quente, irá ser o resultado final nos nossos testes – a não ser que haja uma diferença de mais de 1ªC. No caso da diferença entre os cores, for de mais de 1ªC, repetiremos o teste uma segunda vez.
Sistema de testes
- Processador – Intel Core i5 750
- Motherboard – Gigabyte GA-P55-UD4P
- Memórias – Kingston HyperX 4GB DDR3 1600MHz XMP
- Placa gráfica – PowerColor HD4850 PCS 512MB
- Disco - Western Digital 250GB SATAII 16MB Cache
- Fonte de alimentação - Enermax Liberty ECO 620W
- Massa térmica – Arctic Cooling MX2
Todos os testes foram feitos usando o SO Windows Vista Ultimate 64 bit. Foram também usados os seguintes programas.
- CPUID Hardware Monitor – para monitorizar a temperatura;
- Lavalys Everest 5.01.1700 – para controlar as temperaturas e o uso do CPU;
- Intel Burn Test V2 64-bit – para por o CPU sob carga intensa, usando o modo Standard (1024MB RAM) e correndo vários ciclos, durante não menos de 20 min;




BlaiZe diz:
Um cooler bastante interessante, só é pena o elevado valor de mercado para um cooler a Ar. Visto que como concorrência tem por exmplo o Corsair H50 que consegue temps ligeiramente melhores por um preço muito idêntico.
Posted on Janeiro 25th, 2010 at 19:46