Review Motherboard ECS HDC-I (AMD Brazos)

[Data] 2-Junho-2011 [Autor] Vitor Costa

Compressão de arquivos – WinRAR

O WinRAR tem sido a solução escolhida por milhões de pessoas para compactar / descompactar arquivos RAR, para além de outros formatos populares como ZIP. O WinRAR é uma aplicação leve, eficiente e fácil de usar. O programa oferece suporte completo para compactar / descompactar RAR e ZIP, além de descompactar arquivos como CAB, ARJ, LZH, TAR, GZ, TAR.GZ, BZ2, TAR.BZ2, ACE, UUE, JAR, ISO, 7Z, Z.

As últimas versões da aplicação começam já a oferecer uma grande compatibilidade e optimização para sistema multi-core e multi-CPU, oferecendo uma maior velocidade das tarefas a realizar.

Nos testes do AIDA64 o resultado muda de figura, com o Atom D525 a ficar por cima em ambos os testes. Para este resultado muita contribui a frequência superior do processador da Intel e do suporte para HyperThreading.

Codificação de Vídeo com o MediaShow Espresso

Este é um teste recentemente adicionado às nossas análises. O Cyberlink MediaShow Espresso éuma aplicação bastante simples e leve. Optimizada para a utilização em sistemas multi-core, este programa é também das poucas aplicações apresentar suporte simultâneo para as tecnologias Nvidia CUDA e ATI Stream. Isto possibilita ao programa utilizar o GPU (Nvidia ou ATI) para auxiliar o CPU no processo de conversão., ou apenas utilizar o CPU.Esta é uma aplicação perfeita para analisar a performance geral do sistema, principalmente de sistemas com processadores multi-core.

Para o nosso teste utilizamos um trailer Full HD do filme “Resident Evil: Afterlife”, no formato MOV e com 142 MB, convertendo-o para o formato Youtube (MP4).

No teste de conversão de vídeo a HDC-I não se porta nada mal, batendo o Atom D525 por larga margem e ficando atrás do CULV da Intel. Este é um teste onde a Radeon HD6350 se bate directamente com o ION da Nvidia, com este ultimo a demonstrar melhor desempenho.

 

Reprodução de Vídeo

Para medir o desempenho do sistema na reprodução de vídeo, utilizamos o Media Play Classic para correr um filme x.264 (MKV) em Full HD (1080p) e um clip MP4, também ele em 1080p. Configuramos o software para utilizar todos os shaders, assim como o filtro “Complex Sharpen” para melhoramento da imagem. Com ajuda do Gestor de Tarefas do Windows seguimos com atenção a percentagem de utilização do processador.

Como seria de esperar, o E-350 tem poder suficiente para reproduzir qualquer tipo de conteúdo a 1080p, sobrando ainda espaço de manobra para ter outros programas a correr em simultâneo.  Na reprodução do vídeo em MKV, a percentagem de utilização dos dois núcleos poucas vezes passou dos 25%, andando entre os 13 – 21%. Já o vídeo em MP4 consome mais recursos (ver imagem), rodando algumas vezes nos 30%, apesar de tudo a média rondou os 16 – 26%.

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS Feed
  • Google

Deixe um comentário




Subscribe